PROJETOS

          As professoras Andréia Paulina de Oliveira e Mayla de Almeida Souza desenvolveram o Projeto: Construindo o saber, fazendo arte na cozinha... com os alunos do pré I "A" integral e posteriormente apresentaram o mesmo na Semana de Educação Infantil.



Justificativa:


Um dos objetivos da educação integral é criar atividades no contra turno que sejam prazerosas e que estejam interligados de maneira lúdica ao conteúdo do professor de educação infantil, porém isso não estava acontecendo, com a chegada da Professora Mayla no mês de Maio (licença Maternidade), desta forma junto com a professora Andrea, a qual trabalha diretamente com os educandos no contra turno, propôs que as aulas de culinária tornassem projeto interligado com a parte pedagógica no período matutino.
Sendo assim as aulas de culinária são tidas como ponto de partida favorável para inovar e abordar de forma prática e significativa, uma grande variedade de conteúdos.
Toda criança gosta de colaborar na elaboração da comida, sente alegria em poder mexer, cheirar, pegar na massa e ficar observando todos os passos da preparação. O final, então, é o mais esperado, o momento de degustar o que cada um ajudou a preparar. Mas, a culinária fica só nisso? Fazer e comer? Não, todo um processo é programado para que as crianças possam se apropriar de vários conhecimentos.
É notável que a partir do momento que os pequenos entram em contato com a culinária, automaticamente tomam conhecimento de conteúdos de todos os eixos, entre tantos outros que acontecem de forma espontânea e divertida, ressaltando que a partir da culinária podem obter contato sobre química e física.
A curiosidade e o espírito de investigação foram sendo alimentados (literalmente) pelas experiências constantes e contínuas que envolviam o desenvolvimento do projeto. A cada aula que se “acaba” os educando perguntam o que vamos fazer na próxima aula.


OBJETIVO GERAL:

Trabalhar, a partir de uma receita simples, varias áreas do conhecimento interdisciplinar, ampliando o paladar das crianças do pré I integral pelos alimentos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Desenvolver nos educandos a oralidade, noção de quantidades e proporções, primeiras impressões de fenômenos químicos e físicos.
  • Estimular a nutrição saudável e a higiene tanto em relação aos alimentos, quanto no momento de consumi-los, bem como depois.
  • Proporcionar a valorização de situações que sempre passam despercebidas em relação á produção, exposição e aquisição de alimentos.
  • Trabalhar conceitos de prevenção de acidentes na cozinha.
  • Estimular a memória, autonomia e cooperação.
  • Trabalhar o conceito de massa corporal, sua importância na qualidade de vida das pessoas
  • Investigar o valor nutritivo dos alimentos e despertar o gosto por eles;
  • Conhecer, nomear e identificar os diferentes tipos de alimentos;
  • Entrar em contato com textos de gêneros diferentes (lista de frutas/receitas);
  • Observar as cores e perceber os sabores e textura dos alimentos;
  • Conscientizar-se, através da informação do cardápio diário, da importância da boa alimentação sem desperdícios;
TEMPO PREVISTO PARA REALIZAÇÃO DO PROJETO: Maio a Dezembro de 2012.


MATERIAIS UTILIZADOS. Frutas, legumes, panela, bacia, colher, tabelas de calorias dos alimentos em geral, vídeo, avental.....



ATIVIDADES DESENVOLVIDAS


Roda de conversa.
A roda da conversa acontecerá em momentos coletivos e a sua freqüência dependerá da necessidade que cada sala tem acerca do assunto tratado. Vídeos, filmes e músicas sobre a alimentação.
Gráficos e dados sobre alimentos preferidos dos alunos.
Confecção de cartazes.

Jogos e Brincadeiras
BOCA-DE-FORNO 

Escolhe-se uma criança para ser o comandante ou o Mestre, que solicita ao resto dos participantes o cumprimento de uma missão. A brincadeira começa com o Mestre gritando: - Boca-de-forno! Todos respondem: Forno! - Tirando bolo! Todos respondem: Bolo! - O Senhor Rei mandou dizer que... e indica uma porção de idas e vindas a diversos locais, na busca de galhos de plantas, flores, vários objetos ou qualquer tipo de tarefa a ser cumprida. As crianças disparam todas e se movimentam para cumprir a missão. A brincadeira é parecida com uma gincana, mas sem um ganhador. 

SALADA DE FRUTA

As crianças se sentam em cadeiras que formam um círculo. Cada criança recebe o nome de uma fruta (maçã, banana, uva...) e uma delas fica de pé, sem cadeira.
A criança que está de pé diz que foi à feira comprar uma das frutas. Se ele disser "maçã", todas as crianças que receberam a palavra "maçã" levantam da cadeira.
A criança que está sem cadeira deve tentar sentar em uma das cadeiras desocupadas e as outras devem tentar sentar em outra cadeira. Não pode ser a mesma em que estava antes.
Uma das crianças vai sobrar de pé e ela deve recomeçar a brincadeira.
Se, em vez de escolher uma fruta só, ela disser "salada de frutas", todos os participantes devem ficar de pé. A criança do meio senta em uma das cadeiras e todas as outras tentam mudar de cadeira novamente.
Quem ficar sem cadeira três vezes tem que pagar um mico escolhido pelos outros.

COMIDA BRASILEIRA
(Brincadeira Cantada)

Atenção, concentração,
Vai começar, a brincadeira,
da comida, brasileira...
Arroz, feijão, macarrão, salada, barata...


Exploração de diferentes materiais para representação e desenvolvimento da linguagem gráfica: desenho com bolinha de papel crepom, pinturas com guache, colagem com E.V.A; areia colorida, casquinha do lápis de cor. Colagem de arroz, feijão e milho e sementes. Colar de macarrão. Em anexo.


Receitas
Gelatina
Verso do Pacote.

Maria Mole
Verso do Pacote.

Salada de Fruta
Ingredientes
  • 5 maças cortadas em cubos
  • 5 bananas cortadas em cubos
  • 1 abacaxi cortado em cubos
  • 2 mamões cortados em cubos
  • 2 mangas cortadas em cubos

Modo de preparo
Lave descasque e corte as Frutas em cubinhos, coloque em uma travessa e sirva gelado.

Bolo de Cenoura
Ingredientes
Tempo de preparo1h 00min
Rendimento depende do tamanho cortado
  • 1/2 xícara (chá) de óleo
  • 3 cenouras médias raladas
  • 4 ovos
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 2 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo
Bata no liquidificador primeiro a cenoura com os ovos e o óleo, acrescente o açúcar e bata por uns 5 minutos
Depois numa tigela ou na batedeira, coloque o restante dos ingredientes misturando tudo, menos o fermento
Esse é misturado lentamente com uma colher
Asse em forno pré-aquecido (180ºC) por 40 minutos

Bolo de Milho
Bater no liquidificador:
  • - 3 ovos inteiros
  • - 1 lata de milho verde escorrida( sem a água, portanto)
  • - 1 lata de leite condensado
  • - 100 gr de coco ralado
  • - 1 colher das de sopa de manteiga
Desligar e colocar :
- 1 colher das de sopa de fermento em pó.
Colocar o liquidificador no pulsar e ligar umas 2 vezes apenas para incorporar o fermento na massa.

Forma untada no fundo com manteiga e polvilhada com farinha .Levar ao forno.
Obs- Esse bolo é molhadinho por não levar farinha.

Barrinha de Cereal
Ingredientes
Tempo de preparo20min
Rendimento30 porções
  • 5 colheres de (sopa) de margarina (100g)
  • 1 xícara (chá) de açúcar (200g)
  • 1 ovo
  • 4 bananas nanica maduras e amassadas (1 xícara)
  • 1 colher (café) de extrato de baunilha
  • 4 xícaras (chá) de aveia em flocos
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • ½ xícara (chá) de chocolate granulado

Modo de preparo
  • Bata a margarina com o açúcar até formar um creme
  • Continue batendo e acrescente o ovo, as bananas, a baunilha, a aveia em flocos e o fermento em pó
  • Coloque a massa em uma assadeira retangular de 23cm x 33cm e polvilhe com o chocolate granulado
  • Asse em forno médio (180°c) pré - aquecido por aproximadamente 40 minutos
  • Polvilhe mais chocolate granulado para servir


Pão de Queijo (Pipoca Maluca)

INGREDIENTES
Tempo de preparo 50min
Rendimento 20 porções
  • 500 g de polvilho azedo
  • 1 copo de polvilho doce
  • 1/4 de azeite
  • 2 copos de leite
  • Sal a gosto
  • 3 ovos

Modo de preparo

Coloque os ovos,o leite, o azeite e o sal no liquidificador, bata um pouco até misturar tudo, acrescente os polvilhos e o sal e bata
Coloque em forminhas e leve ao forno bem quente por 30 a 40 minutos

Sopa de Letrinhas
Ingredientes:
  • 4 batatas
  • 2 cenouras
  • 10 vagens
  • 2 mandioquinhas
  • 2 tomates
  • 1 cebola
  • 2 dentes de alho
  • 2 colheres de óleo
  • 1 pitada de sal
  • 1 xícara de macarrão de letrinhas

Modo de preparo

Descasque todos os legumes
Corte os legumes em pedaços pequenos
Pique a cebola e o alho e frite-os no óleo; coloque também o sal ou tempero
Coloque os legumes na panela com o óleo e o tempero
Despeje água quente
Deixe cozinhar até os legumes amolecerem
Coloque o macarrão de letrinhas
Sirva quente.
Se desejar, acrescente um pouco de queijo ralado

Pizza de Pão de Forma
Ingredientes
Tempo de preparo 40min
Rendimento 6 porções
  • 2 tomates
  • 1 cebola
  • 4 dentes de alho
  • Orégano a gosto
  • Sal a gosto
  • Azeite
  • 1 pacote de pão de forma
  • 200 g de presunto
  • 200 g de queijo mussarela

Modo de Preparo
  • Refogue o alho juntamente com a cebola no azeite
  • A seguir, coloque o tomate e o sal até formar um molho cremoso
  • Reserve
  • Coloque os pães numa assadeira, jogue todo o molho em cima dos pães e acrescente o presunto por cima deste molho
  • Cubra com bastante queijo e regue com orégano e azeite
  • Coloque a assadeira no forno pré-aquecido
  • Assim que o queijo derreter estará pronta a pizza

RECEITA DE MASSINHA CASEIRA
  • 4 xícaras (chá)de farinha de trigo.
  • 1 xícará (chá) de sal.1 xícara (chá) e meia de água com corante ou pintura a dedo (de qualquer cor).
  • 1 colher de sopa de óleo.
É só amassar bem se for preciso coloque mais água para dar o ponto.
Está pronta uma das brincadeira.
Confecção do caderno de receitas
Capa do caderno realizado com as crianças, jornal e tinta guache. Cada receita realizada os educando colam em seus cadernos, no final do ano levaram para casa.


ALMOÇO
As crianças do integral almoçam na escola, o almoço é servido as 11:20h desta forma a professora Mayla consegue acompanha -los e estimular que todos esperimentem os alimentos nunca consumidos por eles tais como, pepino, rabanete, mandioca, goiaba, rucúla pão integral...

PASSEIO/ COMPRA DOS INGREDIENTES AO MERCADO

Os educandos algumas vezes trara os ingredientes
PASSEIO AO SÍTIO.
PASSEIO NA CASA DA PROFESSORA MAYLA

Recursos: Frutas, legumes, panela, bacia, colher, tabelas de calorias dos alimentos em geral, dietas nutricionais, etc.

AVALIAÇÃO:

A avaliação dar-se-á durante todo o processo, pois da mesma dependem os passos seguintes e os ajustes necessarios serão feitos no decorrer de cada receita, aproveitando as próprias situações de aprendizagem dos educandos.




REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

BELINK, Tatiana. A cesta da dona Maricota. São Paulo: Paulinas, 2005.Revista Cozinha Prática. Publicação editada pela parceria Instituto do Coração e Edições Cozinha Saudável.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Coordenação Geral da Política de Alimentação e Nutrição. Guia alimentar para a população brasileira: promovendo a alimentação saudável. Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição. Brasília: Ministério da Saúde; 2005.
LOURENÇO, Alice Maria de Souza. Pato Branco: FADEP, 2007. Trabalho de Conclusão de Curso.

MAHAN, L. Kathleen; STUMP, Sylvia Escott. Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. 10. ed. São Paulo:Roca,2002.

MEZOMO, Iracema de Barros. Os serviços de alimentação. São Paulo: Manole, 2002.






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