PROJETO EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Luciana Roberta Felicetti Rech

JUSTIFICATIVA

A Educação Ambiental deve iniciar-se desde a educação infantil porque logo cedo a criança participa, age e reage ativamente a fenômenos de todas as ordens, demonstrando que tem capacidade para expandir seus conhecimentos e satisfazer suas necessidades.
Com o objetivo de garantir aos educandos o conhecimento sistematizado e significativo, de forma que os mesmos tenham dinâmicas sociais que interferem no espaço escolar e no ambiente onde convivem, requer uma compreensão e ampliação de sua capacidade criativa, participativa, responsável e capaz de expandir seus conhecimentos numa perspectiva de transformação social consciente pois, que o meio ambiente não envolve somente a natureza, mas também o lugar onde convivemos. Portanto e fundamental nos sentirmos fazendo parte do mesmo, e principalmente ter consciência da necessidade de sua preservação.
Cabe a nos, educadores desenvolver a consciência ecológica em nossas crianças, orientando sobre a importância e necessidade da preservação ambiental para nossa sobrevivência, mostrando que cada um deve fazer a sua parte, por menor que seja, para cuidar do meio amSendo que o meio ambiente não consiste apenas na natureza, a resposta mais sensata seria que e o lugar onde vivemos, e o ambiente que nos rodeia.
Devemos pensar e agir, a educação ambiental deve dar oportunidade para desenvolver a capacidade natural de amar.A educação ambiental esta muito voltada a questão de valores, como: respeito, disciplina, responsabilidade, cooperação, limpeza, onde o amor tem um papel preponderante, pois quem ama cuida. Esta forma de educação, na verdade, a educação de maneira geral não deve estar voltada exclusivamente a aquisição de conhecimentos, mas deve dar oportunidade para que todos desenvolvam a sua capacidade natural de amar.

OBJETIVOS

- Desenvolver o seu comportamento cientifico e o pensamento criador a fim de buscar novas indagações e novas respostas cada vez mais satisfatórias sobre os fenômenos que ocorrem no meio ambiente.

- Desenvolver a capacidade de observação e aplicação dos conhecimentos relativos à organização funcional do ambiente, por meio da identificação dos fenômenos e outros componentes ambientais, suas interações e interdependência com destaque para o papel do homem.

- Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano, parte integrante agente de transformação e preservação do mundo em que vive.

- Desenvolver a consciência ecológica em nossas crianças, orientando sobre a importância e necessidade da preservação ambiental para nossa sobrevivência.



OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Possibilitar ao individuo a compreensão das inter-relações existente entre os seres na natureza, da ação sobre todos e no meio ambiente onde convivem.

- Propiciar ao educando, um ambiente específico para que possa desenvolver atividades de observação e comparação da natureza como um todo, de forma a elaborar um conhecimento vivenciado.


ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO

Este projeto partiu da necessidade da observação que devemos ter sobre o meio ambiente, os fenômenos naturais e a transformação do homem neste meio.
Conforme o PPP da Escola Mun. Waldyr L. Becker, o ensino de Ciências “ deve oportunizar ‘a criança momentos para observação o meio ambiente em que vive, os fenômenos naturais que nele ocorrem, seu próprio corpo e espaço e as relações de interação e interdependência entre esses elementos, compreendendo as influencias que recebe e exerce sobre o ecossistema.”

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